Em Tadim é Diferente…

ImagemNada tenho contra os quase 2.000 metros de altitude da Serra da Estrela, nem contra o facto de o dinheiro público ser usado para levar “os jovens da nossa freguesia” a visitar a montanha mais alta de Portugal continental. E nada me move contra os costumeiros passeios laico-religiosos ao Santuário de Fatima (e agora um link para uma das raras actas da Assembleia de Freguesia não mitigados ao escrutínio público). Nada tenho contra o passeio a Fátima de há umas semanas que levou “sem custos para o utilizador” a Fátima três autocarros de eleitores tadinenses, perdão, idosos da freguesia. Nada tenho a opôr.
Ora, considerada a apetência que a nossa Junta de Freguesia tem pelo passeio, pelo ócio, pela recreação, pela cultura e pelo turismo, terei eu o direito de me perguntar porque – até ser desmarcado – não se prontificou a Junta de Freguesia a financiar na totalidade o passeio de fim de ano dos alunos da nossa escola primária?
Inclusive, no recente passeio a Fátima foi oferecido lanche aos “idosos” da freguesia (nada contra!), em comemoração do último mandato do nosso prezado autarca José Manuel Cunha. Assim me foi relatado por quem beneficiou desse lanche e desse passeio. Nada contra, repito.
Mas, mesmo em ano de eleições autárquicas, não posso aceitar o pedantismo de uma Junta que a uns tudo oferece (uns = eleitores) e às crianças da escola se propunha “ajudar os pais” que não pudessem pagar o custo da viagem ao Porto (julgo ser esse o destino do anulado passeio). Lá teriam que ir os pais necessitados… mendigar à Junta.
Algum dos 150 eleitores, perdão, “idosos da freguesia” precisou de mendigar a sua viagem a Fátima?

Posto isto, fica a pergunta no ar: a Junta de Freguesia patrocina a 100% apenas as actividades que envolvem cidadãos munidos de cartão de eleitor?

Perguntar não ofende.

8 comentários a “Em Tadim é Diferente…”

  1. Meu caro cidadão… A sua admiração por Tadim, o seu demonstrado “amor” pela sua freguesia é de louvar.. Mas, será que esse “amor”, não o leva a participar em todas as ações elaboradas pela freguesia?É que, se a memória não me falha, nunca o vi em tal ações, sejam elas de caracter religioso ou não. Tadim, não é só a sua queria estação, os seus queridos comboios, TADIM É MUITO MAIS…
    Criticar por criticar, não vale a pena. Pelo que sei, não é pelo que me dizem, a Junta de Freguesia muito faz pelos seus jovens, “não eleitores”…. Por isso, caro cidadão, deixe-se de coisas e participe mais. Gostava de o ver trabalhar em prol da FREGUESIA, porque é coisa que nunca fez. Um bem aja.

    1. Olá “anónimo”, e é sempre bom falar com quem não dá o rosto nas palavras que profere,

      Li com atenção o seu depoimento.
      No entanto, permita-me rectificá-lo no que diz:
      o meu “amor” por Tadim, como diz, não tem que depender da minha participação “em todas as ações elaboradas pela freguesia”. Por uma razão: ser cidadão não impõe participar nas acções elaboradas pelas Juntas.
      As de carácter religioso não são do âmbito civil, sendo que me abstenho, neste espaço, de dissertar sobre religiões…
      Por tal, é capaz de ter razão: “nunca” (ou quase nunca) me terá visto nas tais acções. Como, aliás, à imensa maioria das 1400 pessoas que aqui moram.
      Mas, saberá – e está registado – serei das pessoas que aqui habita que mais tem intervido nas assembleias de freguesia. De forma incisa, creio, a menos que alguém me queira acusar do contrário!

      “Criticar por criticar”, como diz, é coisa que “a mim não me assiste”. Se quiser ser intelectualmente honesto, há-de descobrir parágrafos para lá da crítica fundamentada nos meus textos. E estou até ciente que nem todas as almas digerem bem a crítica baseada em facto. É uma pena.

      “Participe mais”: faça o mesmo, começando por sair da sombra. Vai ver, não dói.

      Quanto ao trabalhar pela freguesia, como sugere, deixe-me sossegá-lo: não tomo lições de pessoas sem rosto.

      Volte sempre!

Deixe uma Resposta

