A Educação às Fatias

escola-estacao-tadimO Estado português, cada vez mais apenas um lugar onde se pagam impostos, tem esforçadamente vindo a esvaziar o Ministério da Educação de competências e obrigações que são suas por definição. São suas porque o Estado não pode deixar ao livre julgamento, carolice e sensibilidade de autarquias (quantas vezes intelectualmente desonestas e captivas de favorzinhos amiguistas) matérias estruturantes e identitárias, como é o caso da Educação. Ou terá que ser, por exemplo,  atribuição e competência de uma junta de freguesia financiar (ou não) o passeio-de-fim-de-ano de alunos cujos encarregados de educação não podem financiar? – como não bastasse já esses encarregados financiarem esse mesmo Estado omisso.
E que critério assiste, por exemplo, ao não financiamento (integral e inequívoco) por parte do Ministério (e orgão locais, já agora) das chamadas “Actividades de Enriquecimento Curricular“. Os “pobres”, afinal, não têm direito à mesma educação? Ou as AEC, que se materializam na escola, não são actividades educativas?
Por outro lado, como se permite que, estando certos graus de ensino sob coordenação  de autarquias, as mesmas democraticamente decidam “investir” centenas de milhares de euros (quantas centenas de  milhares de euros, no caso da de Tadim?) num “edifício da sede da Junta”, ao mesmo tempo que vário outro património público é deixado sem uso, e ao mesmo tempo que… não há dinheiro para pagar a totalidade das AEC? (cuja única fonte de financiamento deveria ser o Ministério da Educação, insisto).

Entretanto, aniquilam-se escolas às centenas, renovam-se escolas onde já mal cabem os alunos prévios – quanto mais os deslocados de escolas encerradas! -, agrupam-se escolas, mega-agrupam-se escolas, metem-se autarcas à mistura, vereadores e algumas avé-marias e o jesus que é nosso amigo… e dá nisto.
Como escrevia o meu avô noutro contexto, “Mais havemos de ver ou já estava tudo esgutado. Que te parece?”
A mim parece-me bem!

Anúncios

2 comentários a “A Educação às Fatias”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s